O que preciso para criar uma Loja Virtual ?

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O que preciso para criar uma Loja Virtual ?

Passo a passo de como criar uma Loja Virtual

Aumentar as vendas, satisfação e a proximidade com os clientes fornecendo seus produtos ou serviços em uma Loja Virtual, personalizada utilizando o que tem de mais moderno em tecnologia, já é uma realidade bem presente no dia-a-dia de todos.

As vendas digitais tem crescido muito rápido no Brasil, na contramão da crise financeira. Muitos dos segmentos de varejo, que atuavam com as tradicionais vendas presenciais, aderiram às vendas online.

Uma loja virtual ou (e-commerce) nada mais é do que um site, totalmente preparado para que você realize suas vendas online, que pode ser uma ótima ferramenta para alavancar seu negócio. 

As vendas online, tanto para produtos como para serviços, vieram para ficar e crescer ao longo dos próximos anos. Aproveite essa tendência de uma nova forma de venda com um e-commerce.

Confira abaixo os principais passos para criar uma loja virtual!

 

1 – Definir o que vender,  fornecedores e logística.

O passo inicial para criar sua loja virtual não poderia ser diferente, do que definir o que será vendido. Pois o fator de decidir que tipos de produtos e serviços serão disponibilizados, é de suma importância, partindo da ideia de que sua estratégia de vendas e divulgação estará atrelada a isso, como publico alvo e estudo quantitativo de demanda para atender a necessidade do seus clientes.

Para quem quer iniciar no mundo de vendas virtuais, uma boa dica para ter êxito, é optar por produtos como artesanato e objetos personalizados, por se tratar de itens únicos, em muitos dos casos se tornam os queridinhos dos clientes.

Além disso, o planejamento de estoque é fundamental, pois prazo, em uma loja virtual, é muito importante. Os feedbacks dos clientes, em grande maioria, focam no prazo de entrega. Então manter um estoque, e sua organização, é muito importante. Uma outra opção para quem não tem como trabalhar com estoque, é dar prazos realistas de forma que consiga cumprir o prazo de entrega, conciliando ao prazo de entrega dos seus fornecedores, se for o caso.

Fornecedores

  • Pesquisar a qualidade, preços e prazos de entrega dos seus fornecedores.
  • Ter ao menos dois fornecedores.

 

Métodos de Entrega

O frete é um dos fatores determinantes, que  faz o cliente tomar a decisão da compra, pois prazos de entrega e valores do transporte são muito importantes.

  • Entrega Combinada: o processo de entrega ao cliente é feito pessoalmente de forma a combinar um local ou retirada em sua loja física.
  • Entrega terceirizada: as entregas acontecem quando o vendedor contrata serviços de outra empresa, como por exemplo: Correios que fazem o envio do produto até o cliente, mas você ainda é responsável por embalar os itens e despachar.

 

2 – Regularização e Legislação da sua Loja Virtual

Para quem está iniciando o seu empreendimento, o ideal é estar regularizado como MEI (Microempreendedor Individual) ou até mesmo como ME (Micro Empresa).

Garantindo assim que seu negócio está em conformidade com a lei, podendo emitir notas fiscais, pois dessa forma você consegue profissionalizar ainda mais o seu negócio.

Atenção à legislação, pois existe uma série de leis que se relacionam ao funcionamento de uma loja virtual e que protegem você e o consumidor.

Saiba mais sobre leis para e-commerce e como regulamentar a sua loja online, clicando aqui.

 

3 – Definir Endereço na Internet

O domínio vem a ser a url ou endereço eletrônico no qual você estará visível na internet. Os domínios são registrados e comprados em empresas específicas como Godaddy ou registro.br por exemplo, no qual é pago um valor anualmente.

Ter um endereço próprio com o nome da sua loja é visto com um nível profissional mais elevado. Pois além do domínio personalizado os e-mails de contato da sua loja virtual, também serão personalizados e possibilitará ganhar a confiança dos seus clientes.

Para saber mais sobre domínios personalizados clique aqui.

 

4 – Hospedagem 

Além do domínio é necessário uma hospedagem, na qual é armazenado a loja virtual com seus arquivos, informações e os e-mails personalizados, pois com um domínio próprio, você pode ter e-mails profissionais, como por exemplo:

  • vendas@minhalojavirtual.com.br
  • financeiro@minhalojavirtual.com.br
  • contato@minhalojavirtual.com.br

Uma hospedagem é um custo fixo e variável, que pode ser cobrado mensalmente, por trimestre ou ano, dependendo do plano que for escolhido. Existem várias opções no mercado hoje em dia, como por exemplo:

Hospedagem dedicada e escalável: um ambiente totalmente exclusivo, que não compartilha recursos como processamento, memória e armazenamento, com total autonomia. E também com a possibilidade de ampliar os recursos conforme a necessidade, garantindo a estabilidade e funcionamento estáveis, em casos de um grande volume acessos repentinos, causando um pico de tráfego. Esse tipo de serviço tem um valor mais elevado, por se tratar de um serviço de maior qualidade, indicado para quem espera um grande volume de acessos.

Hospedagem Compartilhada: permite que diversos sites, lojas ou aplicações sejam hospedados em um mesmo servidor, compartilhando recursos como processamento, memória e armazenamento. Esse tipo de serviço tem um valor mais baixo, possui as mesmas funcionalidades, porém não tem a possibilidade de ampliação dos recursos de forma dinâmica e automática, indicado para quem está iniciando e espera um volume de acessos baixo e crescente a longo prazo.

 

5 – Certificado de Segurança SSL

SSL é uma certificado de segurança digital, que autentica a identidade de sua loja virtual e possibilita uma conexão criptografada.  Permite que o cliente e sua loja virtual possam trocar informações em segurança, protegendo a integridade dos dados. 

Essa tecnologia existe em todos navegadores, funcionando automaticamente quando sua loja é acessada, habilitando o protocolo seguro, ficando visível na própria URL do seu e-commerce, que iniciará com HTTPS, sendo que o “S” representa “Secure”.

O certificado de segurança SSL, é fundamental para o funcionamento correto de sua loja, pois sem o seu uso os meios de pagamentos, para loja virtual, mais utilizados não funcionaram. Além disso há uma melhor otimização para mecanismos de buscas, o chamado SEO (Search Engine Optimization), responsável por melhores posições, nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, atraindo tráfego orgânico para sua loja.

 

6 – Plataforma e Layout da Loja Virtual 

Na hora de criar sua loja virtual, será definido alguns aspectos técnicos e visuais. Pois, nesse momento será escolhido o modelo de plataforma ou CMS e o template, definindo cores de preferência, que sigam a identidade visual da sua empresa. 

Plataforma: 

Um fator importante é à escolha da plataforma, pois esse é o sistema que permitirá controlar suas vendas, estoque, histórico de clientes e a exposição dos produtos ou serviços na internet.

Há basicamente dois tipos de plataformas para lojas virtuais, são elas:

  • Plataformas Prontas: são plataformas de criação e gestão de lojas virtuais para empreendedores, pequenas e médias empresas. Pussuem planos acessíveis, temas prontos gratuitos e pagos, design responsivo, possibilidade de customização e integração com outras aplicações. Nesse tipo de ferramenta o proprietário do negócio realiza o cadastro, criando uma conta na plataforma e realiza as configurações necessárias para o correto funcionamento de sua loja virtual. Entre as configurações destacamos, configuração de forma de envio, configuração de forma de pagamento, cadastro de produtos, definição de domínio, seleção de tema e personalização. Duas boas opções de plataformas prontas mais usadas dos mercado são a Nuvemshop (clique aqui e cadastre-se) e Loja Integrada (clique aqui e cadastre-se). Escolhendo uma plataforma pronta, há dois opções de conta as gratuitas e pagas.
    • Gratuitas: limitam o número de produtos e recursos e obrigatoriamente uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas é cobrado além do valor das taxas sobre o meio de pagamento.
    • Pagas: o limite de produtos e recursos varia conforme o plano escolhido, também obrigatoriamente uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas é cobrado além do valor das taxas sobre o meio de pagamento. Porém, há uma maior estabilidade no software e com ótimos serviços de suporte e atendimento.

 

  • Plataformas Desenvolvidas: são plataformas de criação e gestão de lojas virtuais que atendem desde o micro empreendedor até grandes empresas. Permitem total personalização, mas exigem uma equipe especializada para mantê-la, o que implicará em um custo um pouco mais elevado.

 

Layout: 

O layout ou desing web é a organização dos elementos textuais e gráficos, relacionados a parte visual de sua loja virtual. É no layout que há a possibilidade ordenar textos, imagens, vídeos e outros componentes do seu e-commerce, sempre prezando a harmonização gráfica, para melhor usabilidade do cliente. Neste quesito, há três tipos básicos de opções na hora de definir o layout, os gratuitos, pagos e exclusivos.

 

7 – Meio de Pagamento

A escolha do meio de pagamento é um ponto muito importante e de caráter obrigatório, pois é através dele que você irá receber o pagamento pelos produtos vendidos em sua loja virtual. Escolher um gateway confiável é muito importante, para garantir a segurança das suas transações e de seus clientes, oferecendo todas as formas de pagamento necessárias.

Gateway: empresa que processa as informações da transação de compra, transmitidos os dados do adquirente com banco emissor, verificando se os dados estão corretos, seguros e se há saldo para a compra. O gateway funciona como uma ponte, entre os adquirentes e o banco, utilizando recursos sólidos para evitar fraudes.

Formas de Pagamento: quanto maior o número de formas de pagamentos, aceitáveis em sua loja virtual, melhor, pois para conquistar e fidelizar os clientes, é fundamental aceitar as principais formas de receber os pagamentos pelos produtos ou serviços, são elas:

  • Cartão de Crédito
  • Boleto Bancário
  • Cartão de Débito
  • PIX
  • Voucher Online

Taxas: cada gateway de pagamento tem sua taxa, referente a toda transação financeira que é realizada através da sua loja virtual. As taxas cobradas são para cobrir custos dos serviços prestados pelo gateway e para custear as porcentagens de operações financeiras cobradas pelos bancos. É muito importante pesquisar e comparar os valores cobrados, para escolher o serviço que atenda a necessidade e não pegue uma porcentagem muito alta dos valores de suas vendas.

8 – Manutenção de Loja Virtual

A manutenção é um fator muito importante para sua Loja Virtual, é esta prática que manterá as informações atualizadas e fazer com que seu cliente retorne.

Um outro aspecto importantíssimo é manter os arquivos da plataforma e seus plugins atualizados, isso garante uma segurança extra contra hackers que exploram brechas na falta de atualização.

O serviço de manutenção contempla gestão de conteúdos, criação de novas páginas ou alterações em páginas existentes e qualquer tipo de conteúdo dinâmico que seja relevante.

 

Deseja criar uma Loja Virtual para seu negócio ?

Entre em contato conosco!

A New Deep cria sua Loja Virtual utilizando o que tem de mais moderno no que diz respeito a plataformas e templates com design totalmente exclusivos. Além de customizar para sua empresa, com as principais tecnologias disponíveis para expor de forma clara e objetiva os seus produtos ou serviços.

Recursos disponíveis e serviços que prestamos, para criar sua loja virtual:

  • Loja Virtual adaptativa para smartphones, tablets e computadores totalmente responsivo (clique aqui e entenda o que é uma loja virtual responsiva).
  • Integração com Redes Sociais, Google Maps e Youtube.
  • Possibilidade de cadastro de múltiplos usuários para administração.
  • Múltiplas fotos.
  • Integração com chat (conforme escolha do cliente) ou botão do Whatsapp.
  • Fácil definição de preços de acordo com cada produto.
  • Painel de controle para gerenciamento sua loja e vendas.
  • SEO otimizado.
  • Cadastro de produtos ou serviços com suas variações.
  • Suporte para extensões.
  • Suporte para uso de certificado de segurança (SSL).
  • Integração com Meio de pagamento.
  • Integração com o modelo de expedição que for adotado para sua Loja Virtual.
  • Auxilio e consultoria para compra e configuração do domínio (seu endereço na internet).
  • Hospedagem para sua loja virtual.
  • Treinamento e suporte.

 

 

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