Pandora FMS – Software de Gerenciamento de Redes

Contact Us

Pandora FMS – Software de Gerenciamento de Redes

O Pandora FMS é um pacote de software de monitoramento de rede, destinado a todos os tipos de ambientes. Para usar a palavra “monitoramento”, em seu sentido semântico geral, é de alguma forma arriscado – pois existem centenas de ferramentas disponíveis – cada um deles adaptado a um ambiente singular: o monitoramento de algumas impressoras em um escritório pequeno não é o mesmo que monitorar milhares de interfaces e switches com tráfego de rede extremamente alto em um data center com milhares de servidores.

O Pandora FMS é projetado para se adaptar a todos os papéis e a todas as organizações. Seu objetivo principal é ser flexível o suficiente para gerenciar e controlar a infra-estrutura completa, sem a necessidade de investir mais tempo ou dinheiro em outra ferramenta de monitoramento.

O FMS é um acrônimo para o Flexible Monitoring System. O objetivo é ser capaz de monitorar ferramentas e sistemas complexos de nova geração com elementos desatualizados de difícil acesso e pouca compatibilidade – tudo em uma única plataforma.

Mapared enterprise.png

O Pandora FMS atualmente usa agentes para todos os sistemas operacionais “modernos” no mercado, desde o Windows NT4 até o Windows 2012. Não esquecendo todos os Unices modernos (AIX, Solaris, HPUX, BSD, Linux) em todas as versões e em todas as suas distribuições.

O Pandora FMS pode, naturalmente, ser usado com sucesso não apenas como uma ferramenta de monitoramento de sistemas, mas com todos os tipos de dispositivos de rede, seja usando o SNMP (versões 1,2,3) ou através de sondas de protocolo TCP (snmp, ftp, dns , http, https, etc.), ICMP ou UDP.

 

 

  • Roteiro de instalação e configuração da ferramenta

 

A plataforma de SO oficialmente suportada para o Pandora FMS é o Linux. Das versões Pandora FMS 5.1 e superior, o Windows Server também é suportado. As distribuições e versões Linux suportadas para o servidor e o console são as seguintes:

Component Operating System
Pandora FMS 5.1 or higher
  • RedHat Enterprise (RHEL) 6.x
  • CentOS 6.x
  • SLES 11 SP1 or higher.
  • OpenSUSE 11.x or higher.
  • Debian 5.x or higher.
  • Ubuntu 11 or higher.
  • Microsoft Windows Server (2003 or higher)

Para instalação neste laboratório, foi utilizado o CentOS Appliance ISO que pode ser baixado no site da ferramenta, entre outras versões para os sistemas operacionais suportados.

Faça o download da imagem do CD na seção Download do site do Pandora FMS e queime a imagem ISO em um DVD ou execute o sistema desse arquivo se você estiver usando um sistema virtualizado (XenServer, VMware, VirtualBox, etc.). Existem imagens de CD para instalações de 32 e 64 bits.

A tela a seguir será exibida no início do processo de inicialização. Se você não pressionar nenhuma tecla, o processo carregará automaticamente o Live CD, ou você pode pressionar qualquer tecla e selecionar a opção “Instalação”.

Install 1.png

O instalador gráfico irá levá-lo passo a passo através de todo o processo de instalação. Este instalador é um processo de instalação padrão usado pelo CentOS, e está disponível em diferentes idiomas. É um processo muito fácil e você precisará prestar atenção especial ao introduzir a senha do superusuário (root) e quando for perguntado sobre o particionamento do disco rígido:

Install 2.png

Selecione a linguagem preferida:

Install 3.png

Selecione e configure todas as opções necessárias para instalar, “Data e hora”, “Teclado” e “Destino de instalação”. Lembre-se de ativar a interface de rede, caso não, precisamos ativar manualmente após a instalação:

Install 4.png

 

Install 5.png

Ative a interface de rede e, opcionalmente, altere o nome do host.

Quando clicar no botão de destino da instalação, o processo de partição começará.

 

Install 6.png

Selecione o disco onde a instalação será feita e clique em Done.

Install 7.png

Selecione o particionamento, a menos que você tenha avançado o conhecimento, use a opção de criá-los automaticamente.

Install 8.png

Verifique as partições criadas e clique em done.

Install 9.png

Aceite as alterações.

Install 10.png

Clique em Begin Installation para começar a instalação.

Install 11.png

Aqui você pode atribuir a senha do root e, opcionalmente, criar um usuário.

Agora, aguarde até que o processo termine e o sistema seja reiniciado automaticamente.

Uma vez instalado, o sistema deve inicializar e, após alguns segundos, mostrar um Terminal no qual iniciamos sessão:

F step 1.png

Depois de conhecer o endereço IP do sistema Pandora FMS, você pode acessá-lo de fora da máquina virtual, para maior comodidade. Você pode fazê-lo via SSH ou HTTP.

Lembre-se de que você configurou a senha de root (superusuário) durante a configuração de instalação.

Abra um navegador e insira o endereço IP que obteve do seu servidor:

http://x.x.x.x/pandora_console

No nosso exemplo, seria http://192.168.70.121/pandora_console, mas você deve recuperar o IP do seu sistema corretamente para continuar. Se tudo estiver correto, você verá a tela de boas-vindas do console Pandora FMS, semelhante a:

F step 4.png

Use as credenciais padrão: usuário admin e senha pandora

Depois de chegar neste ponto, você possui uma instalação completa do Pandora FMS e está pronto para usar.

 

 

  • Estudo de caso (aplicação) da ferramenta no gerenciamento de uma rede real

 

 

Neste exemplo, utilizamos o Pandora FMS para monitorar computadores com sistema operacional Windows, monitorados através da instalação de agentes.

O agente vem como um auto instalador em formato executável (.exe). A instalação básica realiza todas as etapas necessárias. Só é necessário aceitar todas as opções. Para instalar o Pandora FMS Agent no Windows, basta fazer o download e executá-lo. O instalador orienta você em todas as etapas do idioma escolhido. O exemplo a seguir mostra a instalação do Windows Vista. O Pandora FMS foi testado em todas as versões do Microsoft Windows, do Windows 2000 ao Windows 8, e há versões de 32 e 64 bits do agente.

Selecione o idioma:

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 01.png

Siga as etapas do instalador.

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 02.png

Aceite os termos da licença aqui e clique em “próximo”:

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 03.png

Selecione o caminho onde você deseja que o Agente Pandora FMS seja instalado. Você pode alterá-lo clicando em “Procurar”. Depois disso, basta clicar em ‘Avançar’.

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 04.png

Aguarde enquanto os arquivos estão sendo copiados.

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 06.png

Configure os dados do agente, como IP (ou nome) do Servidor Pandora FMS, que receberá os dados do agente e o caminho de entrada de dados (se você não tem certeza se você conhece o valor correto ou não, basta deixá-lo em o valor padrão que já está aqui).

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 07.png

Por favor, decida se deseja iniciar o serviço do Agente Pandora FMS neste momento. Ao contrário do que se imagina, você terá que fazer isso manualmente, caso contrário o Pandora FMS não será iniciado automaticamente se o Windows for reiniciado.

Pandora agent 3.0 RC3 install windows 08.png

Quando a instalação estiver concluída, você pode alterar os parâmetros do agente no arquivo chamado ‘pandora_agent.conf’ ou pelo link direto no menu Pandora FMS.

 

 

  • Discussão sobre vantagens e desvantagens da ferramenta

 

 

ZABBIX VS NAGIOS VS PANDORA FMS : The global picture

zabbix vs nagios vs pandora comparative

 

 

  • Referências

 

Pandora: Documentation:
https://wiki.pandorafms.com

Pandora FMS: Monitoring Blog

Pandora FMS blog

Compartilhar este post?

Editor

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat Enviar WhatsApp